top of page
  • Foto do escritorClarissa Motta

Um dia na Estônia Medieval

Se você está planejando uma viagem ao Báltico, reserve um tempo para explorar a deslumbrante cidade de Tallinn, na Estônia. Eu posso resumir a atmosfera da cidade como medieval com suas ruas de paralelepípedos e arquitetura bem preservada. Um dia em Tallinn é suficiente e aqui está um itinerário sugerido para aproveitar ao máximo sua visita a esta cidade encantadora:


Comecei o dia imersa na atmosfera da Cidade Velha de Tallinn, um Patrimônio Mundial da UNESCO. Ao entrar pela Porta Viru, construída no século XIV, basta virar a direita e você chega no Hellemann Tower and Town Wall Walkway - para subir e andar pela torre você precisa pagar um valor e eles só aceitam dinheiro físico. Nessa visita descobri que a cidade antiga era cercada por 66 torres de observação que eram conectadas por muralhas. Hoje resta menos de 2 km dessas muralhas e 20 dessas torres.


Continuei percorrendo a Rua Viru, passei na Raekoja Plats (onde está localizado o famoso Restaurante Olde Hansa*) até a Praça da Câmara Municipal, onde você encontrará a icônica Torre da Câmara Municipal e uma área rodeada por lojas e restaurantes com mesas ao ar livre (lendo mais informações descobri que os restaurantes fecham no inverno rigoroso).


A caminhada continuou passando por uma infinidade de lojas de souvenirs, cafés aconchegantes e galerias de arte encantadoras. Subi a Colina de Toompea até a Catedral de Alexander Nevsky, uma impressionante igreja ortodoxa russa com uma arquitetura deslumbrante. Logo ao lado, está o Castelo de Toompea (Parlamento da Estónia) e a Kiek in de Kök, uma torre que funciona como um museu de armas, além de objetos utilizados para torturar os criminosos no período medieval. O destaque foi para as três estátuas de monges que te arrepiam, senti uma sensação de seres sem alma ao olhar para as mesmas.




De fato, a maior parte do charme de Tallinn vem das suas muralhas que dão um ar de conto de fadas e transportam os visitantes ao passado. Elas estão por todas as partes, aproveite!


*Termine o dia em um dos muitos restaurantes mais famosos da cidade, o Olde Hansa. Confesso que fiquei um pouco impressionada com o valor do restaurante e decepcionada com o atendimento, se você não pede um dos pratos chefes da casa que custa 92 euros, os garçons não te tratam com tanta educação assim. Acredito que lugares menos conhecidos pudessem oferecer uma experiência melhor.


Uma das melhores opções para quem tem uns dias extra disponíveis em Tallinn é visitar Helsínquia. Saiba como.

Outros países bálticos:



Comentários


bottom of page