top of page
  • Foto do escritorClarissa Motta

Castelo de Neuschwanstein

Lindo, porém lotado! A viagem de trem entre Munique e Neuschwanstein leva pouco mais de 2 horas. O trajeto é muito lindo, repleto de Alpes e no inverno, neve. Para chegar até lá, peguei um trem na Hauptbahnhof (estação central de trem de Munique) até a cidade de Füssen e em seguida um ônibus (73 ou 78) até a Hohenschwangau. Füssen é uma graça e o caminho do ônibus até os castelos é de tirar o fôlego.

Na hora de escolher seu ticket de trem, recomendo o Bayern Ticket, que pode ser usado por até 5 adultos e te dá direito a tomar trens ilimitados por toda a região da Bavaria das 9:00 da manhã até as 3:00 da madrugada.

Chegando em Hohenschwangau/Castles é necessário enfrentar uma fila imensa para comprar ingressos. Sugiro comprar a reserva pela internet, que só pode ser feita com dois dias de antecedência. Como eu perdi o timing de fazer a reserva e eu não tive paciência de esperar na fila (excesso de empurra empurra e falta de educação), preferi fazer a caminhada a pé rumo ao castelo (1,5 km e cerca de 30 minutos). A caminhada em si não traz nenhum diferencial, mas como eu não ia entrar no castelo e estava tudo muito lotado, preferi ir a pé mesmo.


O palácio de Hohenschwangau só posou para uma foto, já que eu não consegui comprar ingresso. Chegando lá em cima duas coisas me chamaram atenção: os Alpes Bávaros e a região da Floresta Negra coberta de neve. LINDO!


Infelizmente a ponte de Marienbrücke estava em obras e minha visão do castelo ficou bem limitada. Além disso, algumas trilhas que levam aos diferentes ângulos do castelo e ao lago estavam interditadas por conta da neve e gelo.


O passeio foi bem desconfortável pela quantidade de turistas que te empurravam no meio do caminho, dentro no ônibus e até mesmo na fila do banheiro. O jeito vai ser voltar de carro e não ficar tão dependente do horário do ônibus e trem.




O que fazer na Alemanha?

bottom of page