top of page
  • Foto do escritorClarissa Motta

Rolê em Brasília

O rolê durou 3 dias e eu compartilho aqui o roteiro do que fazer na cidade. Como os pontos turísticos em Brasília são próximos, optei por colocar um sapato confortável e sair a pé pela cidade nos dois primeiros dias.


O primeiro dia desci o Eixo Monumental a pé. A saga partiu do Memorial JK, passou pelo Museu do Povo Indígena, Praça do Buriti, Estádio Nacional de Brasília (não entrei), Planetário e por fim, a Torre de Televisão com visão panorâmica para toda a cidade. Para quem gosta de uma feirinha, ao lado da Torre é possível encontrar muitos artesanatos bacanas. Da Torre, caminhei até o Santuário Dom Bosco, um lugar mágico e marcado por vitrais que revelam uma beleza e intensidade de cores inesquecíveis.


Comecei o segundo dia na Esplanada dos Ministérios no qual se encontram 17 prédios que abrigam os mais diversos ministérios. Além dos prédios, também passei pelo Pantheão, Praça dos Três Poderes, com destaque para o Monumento dos Candangos.

Antes de se tornar cidade, o cerrado foi uma oportunidade de trabalho para os candangos, como ficaram conhecidos os trabalhadores que ergueram a cidade planejada por Oscar Niemayer e Lúcio Costa.

O passeio continuou a pé pelo Congresso Nacional e Palácio Itamaraty. Para entrar no clima, o almoço foi no prédio do Ministério do Planejamento, um buffet self-service com sabor caseiro e bem barato. Para fechar a manhã, fui até a Catedral Metropolitana, uma das arquiteturas mais bonitas criadas pelo Oscar Niemeyer.



A noite o passeio foi pela orla do Lago Paranoá, no Pontão Lago Sul, um espaço gourmet com vista para o Lago. Sugiro escolher um restaurante para aproveitar o espaço e o visual impecável do local.


No terceiro e último dia, fechei o passeio com chave de ouro no Jardim Botânico de Brasília. O passeio começou com o sabor especial no café da manhã do Bistrô Jardim Bom Demais. A sugestão do passeio é a seguinte: ande e explore cada pedaço especial desse Jardim cheio de surpresas, como o orquidário, jardim japonês, relógio solar, espaço dos cactos etc.


Fechei a visita à Brasilia no Palácio da Alvorada, designado como a residência oficial da Presidente(a) do Brasil.


Outros lugares pelo Brasil:




bottom of page