top of page
  • Foto do escritorClarissa Motta

Utrecht, a cidade cheia de vida

Utrecht é a quarta maior cidade da Holanda. Situada no centro do território holandês, chegar até lá é muito fácil: saindo de Amsterdam, basta pegar um trem na Amsterdam Centraal com destino a Utrecht Centraal. Os trens partem com intervalos de 15-20 minutos. Assim que você sai da estação de trem, se deparada com essa instalação – confesso que gostei da cidade logo de cara. A cidade recebe uma das maiores Paradas Gay da Europa e o orgulho gay está estampado no chão, bem perto da estação central de trem.


Como eu conheci a cidade pelo olhar de quem já mora lá, o primeiro passeio foi fazer canoagem nos canais da cidade – um passeio que eles definem como imperdível! Como estávamos em 03 pessoas, tivemos que alugar um barco a remo pela empresa Kanoverhuur de Rijnstroom. O caminho de águas verdinhas e o reflexo do sol na água é realmente imperdível. Passei por inúmeras famílias que sorriam para nós, vi patinhos, casas barcos e muito verde ao redor.

Atenção: eu não imaginava que ia precisar de muita força no braço para remar. Como o movimento é bem repetitivo, também rolou umas bolhas na mão. 🙃

De lá peguei o táxi até a Key West Beachhouse, um restaurante descontraído na praia artificial de Utrecht: o Haarrijnse Plas. O visual é lindo, especialmente para ver o sol se pôr. O local ainda conta com cervejas deliciosas e boa comida.



Para fechar o dia com chave de ouro, fui conhecer o bar que era uma antiga igreja: o Belgisch Biercafé Olivier, especializado em cervejas e culinária belgas. Provei cervejas deliciosas!


O passeio continuou pelos canais que cruzam o centro histórico de Utrecht. Aconselho ir caminhando pela beira do canal para conhecer a cidade. Os canais de Utrecht possuem as margens rebaixadas, que hoje dão lugar a lojas, restaurantes e calçadão de passeio no nível da água. Se você tiver tempo, escolha jantar em um dos restaurantes de frente para o canal.

Explorando o centrinho de Utrecht, cheguei até a Igreja Dom, também chamada de St. Martin’s Cathedral, é a principal igreja de Utrecht. A Dom Tower é a torre da Igreja Dom, que ficou separada da estrutura da igreja após a grande tempestade de 1674 – a torre mais alta da Holanda. Quando fui ela estava em reforma e toda coberta por um toldo (acabei nem tirando foto).


Segui para a igreja Janskerk, onde fica a estátua do escultor Pieter d’Hont, em tamanho real, da Anne Frank. Havia flores depositadas na estátua quando visitei. Ela era tão pequenina, provável que pela falta de sol por morar em um porão.




O passeio continuou a pé pelas ruas da cidade. Entrei em diversas ruazinhas e pude me apaixonar pelas casinhas, flores por todos os lados, brechós e mais. Que cidade extremamente simpática!


Você pode planejar conhecer outros lugares como:



Comments


bottom of page