top of page
  • Foto do escritorClarissa Motta

Hallstatt, a pequena cidade austríaca

Fui conhecer essa cidade que parece ter saído de um cenário cenográfico de tão linda. Ela fica entre as montanhas e o Lago Hallstatter See. Em 1997, foi declarada Patrimônio Histórico da Unesco. 


Fazendo as minhas pesquisas descobri que a forma mais bonita de chegar na cidade é de trem - e valeu realmente a pena pois o visual é incrível, repleto de montanhas, lagos verdinhos e casinhas lindas - e a forma mais em conta é de ônibus. Então sai de Salzburgo de trem e voltei de ônibus no mesmo dia, já que a cidade é bem pequenina e fácil de conhecer tudo em algumas horas. Neste site é possível ver todas as rotas disponíveis, e de acordo com os horários, escolher a melhor viagem para você. Vale ressaltar que os horários dos barcos são coincidentes com os dos transportes, basta descer uma ruela e o mesmo vai estar a sua espera.


Ao sair do barquinho, caminhei até a Praça do mercado (Marktplaz) e fui surpreendida pelo cheiro de comida das barracas de Natal. Aproveitei a época do ano para tomar o Mulled Wine que tanto gosto. Atravessando a Marktplaz está a famosa Igreja evangélica (Evangelische Pfarrkirche), aquela que define Hallstatt e faz parte do seu cenário mais fotografado. Logo ao lado encontrei o cemitério da vila (Friedhof), com seus túmulos construídos em madeiras, que mais parecem casinhas de bonecas. Segui até o famoso miradouro Classic Village Viewpoint (Aussichtspunkt Hallstatt).


Eu tinha lido que havia uma forma de subir até o Skywalk a pé, resolvi fazer metade do caminho até a cachoeira por conta do horário final do barco (é muito importante ficar de olho nos horários do barco para programar a sua volta). O visual lá de cima é ainda mais lindo, combinado com o barulho da cachoeira então. Se você tiver mais tempo, indico fazer o caminho todo, é muito bonito!


Antes de ir embora, fui caminhando pela rua principal de Hallstatt, às margens do lago, apenas observando as casas, arquitetura, montanhas e lago, que combinação! Um dos lugares mais lindos que visitei, com toda certeza!







bottom of page