top of page
  • Foto do escritorColaboradores

Cité du Vin em Bordeaux

A Cité du Vin está para Bordeaux como a torre Eiffel está para Paris. De longe já avistamos a beleza de sua arquitetura, como uma onda, intangível e sensual. A Cité du Vin é uma das maiores atrações da cidade até para quem não é amante de vinhos. A experiência do museu visa unir recursos tecnológicos com a tradição da cultura do vinho de uma forma lúdica e sensorial.


Ao chegar no museu temos acesso a um audio-guia que se parece com um tablet e podemos escolher quais as galerias que vamos visitar. Fiz uma lista com algumas que me chamaram a atenção, recomendo reservar entre 2 e 3 horas para a visita. No final do tour temos acesso ao rooftop para apreciar a vista e tomar uma taça de vinho (incluso no valor do ingresso). Vamos nessa?




Terroirs do mundo


Um terroir é o resultado da interação entre os elementos naturais do clima, da exposição, do ambiente, do solo, da flora e da fauna, e o elemento essencial da expertise humana. Nessa área vemos vídeos com os dez melhores produtores de vinho do mundo e as suas vinícolas.


O trabalho dos viticultores


A criação de um vinho é um diálogo constante entre o Homem e a Natureza. Ao longo do ano, tanto na vinha como na adega, os seres humanos criam vinhos utilizando as forças da natureza. Nessa área conhecemos o trabalho dos viticultores ao longo das estações do ano.


Mergulhar nos segredos da produção de vinho


A criação de um vinho tinto passa por três etapas fundamentais: a vinificação, o envelhecimento e a maturação. Desde a sala de fermentação até à adega, esta fase inclui uma série de operações em que os fenómenos naturais são controlados por decisões humanas.Aqui, podemos explorar o mural das castas para descobrir grandes variedades de uvas e observar os principais constituintes de uma uva.


Galeria das Civilizações


Desde o início das civilizações, o vinho ocupou um lugar especial nos costumes sociais e foi protagonista de rituais. Percorremos as dez salas desta galeria e embarcamos numa viagem imersiva desde as primeiras civilizações até ao século XX, passando por túmulos egípcios, um banquete grego, tabernas romanas, Inglaterra do século XVII e até castelos de Bordeaux do século XIX.


Cinco sentidos


Laranja, café, madeira, chocolate...o que esses elementos tem em comum com o vinho? Cada aroma influencia no sabor do vinho, e nessas mesas você pode conhecer os diversos tipos de aroma, cores e texturas de vinho. Aqui você pode experimentar combinações de vinho e comida ou testar a sua memória.


Sala do amor


Nessa seção podemos conhecer a relação do vinho com o amor por meio da literatura, do cinema e das musicas. Aqui podemos observar as projeções e escutar os poemas para nos inspirar.


Vinícolas de Bordeaux


As paisagens, os terroirs e os estilos dos vinhos destas regiões conferem-lhes uma identidade muito caraterística. Regiões, sub-regiões, denominações, castas, classificações...nessa projeção em forma de mapa podemos aprender um pouco de cada região sem se perder.


Ingressos e mais informações: https://www.laciteduvin.com/en


Por Thais Motta



Comments


bottom of page