top of page
  • Foto do escritorClarissa Motta

Verão em Albuferia

Vai, que vale a pena! Destino de férias para celebrar meu aniversário – com direito a muitos shots grátis!


Julho e agosto são os meses mais quentes do verão, com temperaturas superando os 30ºC – sem dúvidas, as mais altas do ano (e as mais maravilhosas, é claro!). O dia começou na cidade velha, entre suas ruelas empedradas, estreitas e labirínticas, com as casas muito brancas que definem a arquitetura típica. A primeira parada foi na Porta de Santa Ana, Porta da Praia e Porta da Praça. Passei pela Igreja de São Sebastião, setecentista, que conserva uma bonita porta em estilo barroco manuelino (muito comum encontrar essa arquitetura na minha cidade natal: Salvador, Bahia).



Me falaram que nenhuma visita a Albufeira fica completa sem descer a Rua 5 de outubro, rodeada de lojas, restaurantes e gente. No centrinho você se encanta com a arquitetura das casas, o chão e suas pedrinhas, os azulejos e também as lojinhas de souvenirs, muito famosas por seu artesanato típico da região. Adorei encontrar tanta cerâmica com aqueles tons de amarelo e azul, bem típico da região.



De lá, fui para a Rua da Oura ou a Rua dos Bares para tomar cerveja, shots e conhecer o local mais badalado de Albuferia. Descendo a rua, se chega na Praia da Oura, onde eu pude ver o sol se pondo. Que dia!


No dia seguinte o café da manhã foi à beira-mar na promenade da Marina de Albufeira. Entre iates e embarcações de lazer ancorados, encontrei as empresas que vendem passeios pelo local. Eu já tinha reservado online o passeio até a Gruta de Benagil com a Algarve Experience.


Infelizmente o mar estava revolto demais para entrar na gruta, mas fizemos o passeio mesmo assim. Cavernas, túneis e arcos de pedra, naturalmente modelados pela natureza, acompanharam toda a paisagem do passeio. Apesar do mar agitado, balanço e aquela sensação de que não consegui ver a atração principal do local, o visual do passeio foi de tirar o fôlego! Fica para próxima, Gruta do Benagil!


O terceiro dia começou no Miradouro Porto de Pesca com essa incrível vista e seu monumento que encaixa perfeitamente com o local.



Segui até o Miradouro Rossio, desci no Elevador do Peneco e cheguei até à Praia do Peneco para fazer o que eu mais queria: passar o dia todinho na praia, tomando banho de mar, cervejinha, sorvete…!


Me despedi com uma lua maravilhosa do Algarve, como faz para morar lá?



Mais lugares por Portugal:

Comments


bottom of page