top of page
  • Foto do escritorClarissa Motta

Turismo em Salvador

Vai receber um amigo ou familiar e quer dar um passeio em Salvador? Indico os lugares abaixo. Morei em Salvador a vida inteira e resolvi montar um tour de lugares imperdíveis para conhecer na capital mais linda do Brasil! 😍


Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. Com direito a fazer pedidos e colocar as fitinhas do Senhor do Bonfim nas grades que cercam a igreja. Esta é uma tradição popular, a fita do Senhor do Bonfim é enrolada no pulso e fixada com três nós. A cada nó precede um pedido, realizado mentalmente, e que deve ser mantido em segredo até a fita se romper por desgaste natural, contudo, os fiéis passaram a amarra as fitas nas grades, portas e espaços internos da igreja, deixando o local repleto de vida e cores.

A reforma da praça ficou ótima para os pedestres e serviu para destacar ainda mais a Colina Sagrada!

Ribeira. São 15 minutos de carro do Bonfim à Ribeira. O primeiro passeio foi a ida ao restaurante Boca de Galinha. Para chegar até o famoso restaurante especializado em moqueca de camarão (comida tipicamente baiana), fiz a travessia Ribeira – Plataforma em uma embarcação chamada “Conquistador II”, cujo percurso dura em torno de 10 minutos (R$1,50 por travessia). Saindo da embarcação, é necessário caminhar até o Boca de Galinha. Acreditem, de longe você já consegue sentir o agradável cheiro de dendê (azeite utilizado na culinária baiana).


Ao finalizar o almoço, faça a travessia de volta à Orla da Ribeira, onde está localizada a famosa Sorveteria da Ribeira, fundada em 1931. Vale a pena provar os sabores de banana, coco, manga e nata goiaba (demais!).


Mercado Modelo e Pelourinho. Visitar o casarão do mercado modelo e tudo que há dentro dela é parada obrigatória! Roupas, decorações, artesanatos, alimentos diversos e mais. Uma visita que traz um pouco da cultura baiana a cada lojinha visitada. Além das lojas de artesanato, existem dois restaurantes na parte superior do mercado. Um ótimo lugar para ver o pôr do sol.



Saindo do mercado modelo, basta atravessar a rua em direção ao Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo e um dos principais pontos turísticos da cidade. Ao subir nele, você chega na Praça Cairu e vai andando até Pelô, o coração cultural soteropolitano. Por ali você vai encontrar muita música, segurança, guias turísticos cadastrados e casarões preservados.

Está no Pelô? Não deixe de provar o Cravinho, a bebida típica da cidade!

Solar do Unhão e a praia de pedras da Gamboa – O Solar do Unhão e MAM é um complexo a céu aberto perfeito para apreciar a beleza da Baía de Todos os Santos. Muita história, arte, boa gastronomia, Capela de Nossa Senhora da Conceição e uma antiga senzala fazem parte das atrações do local.

Aos sábados rola um jazz ao vivo no MAM. Espia só a programação deles.

A grade de entrada do Solar do Unhão é obra do artista Carybé


Beirando o Solar do Unhão está o bairro da Gamboa – uma das localidades mais privilegiadas de Salvador. Para chegar na praia, basta perguntar aos moradores locais onde fica a escadinha que leva até o paraíso. A praia é cercada por uma comunidade de pescadores e não tem areia! Lembra as praia de Nice, com um banho bem mais quente e confortável. Imperdível! 

Saiu da praia e está com fome? Basta entrar na Gamboa e pedir direções até o Restaurante da Suzana. O restaurante é simples, o cardápio é enxuto, o sabor é inesquecível, o preço é acessível e o visual é lindo!


Porto da Barra – O MELHOR banho de mar que já tomei na vida está bem aí, no Porto da Barra. A praia costuma ficar bem lotada, todos os dias do ano. Minha dica é: chegue cedo, aproveite o banho de mar e depois explore a área da Barra, incluindo uma visita ao Farol da Barra.


Salvador ainda guarda muitos segredos e lugares incríveis, mas essas 5 paradas são realmente obrigatórias!





Axé, muito axé!


Comentarios


bottom of page