Tour Gastrônomico em Bologna
- Colaboradores
- 2 de jun.
- 3 min de leitura
Bologna é conhecida por três apelidos: la dotta, la grassa, e la rossa.
Ela é chamada de la Dotta (a sabida), por ser rica em históira e por abrigar a universidade mais antiga do mundo ocidental (que remonta a 1088): University of Bologna. A cidade também é conhecida como la grassa (a gorda): pela gastronomia, rica em sabores e tradições.E por fim, la rossa: a vermelha. Se subirmos ao topo da Torre Asinelli, podemos ver Bolonha de cima em toda a sua beleza. Os tons de vermelho chamam a atenção, “o tijolo bolonhês” representa a tradição de alvenaria que, ao longo dos séculos, especialmente após a dissolução do Império Romano, persistiu nessa região da Itália.
A tradição gastronómica de Bolonha está também intimamente ligada à Universidade. A vinda de estrangeiros para a cidade fez com que a procura por restaurantes aumentasse ao passar dos anos.Cidade de carácter aberto, jovial e amante do prazer, a sua cozinha reflete o uso de produtos agrícolas locais.
Onde ir?
O local mais famoso para os amantes da comida, ou foodies, é o Quadrilatero. Situada no coração de Bolonha e um destino imperdível pela sua gastronomia e vinhos. A zona do Quadrilatero se estende entre a Via Rizzoli, a Via Castiglione, a Via Farini, a Via dell'Archiginnasio e a Piazza Maggiore.
As raízes do Mercato Quadrilatero remontam à Idade Média, quando esta zona
abrigava as sedes das corporações e das atividades artesanais. Atualmente, o Mercato Quadrilatero é um local animado e colorido, onde lojas de produtos típicos e bancas de frutas e legumes convivem com locais para aperitivos e pequenos restaurantes.
Entre os locais para tomar um vinho, recomendo a antiga Osteria del Sole, fundada em 1465, um testemunho vivo de Bolonha como uma cidade de tabernas. Aqui pode desfrutar tranquilamente de um copo sentado lado a lado com desconhecidos nas longas mesas de madeira, e trazer qualquer tipo de comida do exterior.
O que comer no café da manhã?
Recomendo escolher uma padaria proxima da sua acomodação, no meu caso eu fiquei hospedada no Hostel Combo, perto da estação Central, e escolhi uma padaria local. A minha primeira refeição do dia foi um cappuccino + um salgado e o canolo de pistacchio. Original da Sicília, o Canolo pode ser encontrado em toda Itália e consiste em uma massa crocante com recheio de ricota. Outra opção comum nas padarias é o cornetti, a versão italiana do croissants. Embora ambos sejam feitos de massa enrolada, repetidamente untada com manteiga, dobrada e moldada, os cornetti são maiores, mais doces, e geralmente tem recheio.
Quais são os pratos mais típicos de Bologna?
Tagliatelle al ragu, o famoso "molho à bolonhesa" feito com massa fresca (tagliatelle) com um ragù feito de carne bovina, suína, cenoura, salsão, cebola, vinho e um pouco de tomate.
Dica local: o verdadeiro ragù bolonhês não é servido com espaguete (isso é mais comum fora da Itália).
02. Tortellini in brodo: pequenos raviólis recheados com carne (porco, presunto cru, mortadela) e servidos em caldo de galinha.
03. Lasagne alla bolognese: Camadas de massa fresca com ragù bolonhês, molho bechamel e queijo parmesão.Há também a opção verde, feita com espinafre na massa.
Bologna é conhecida também pelos gelatos, lá existem muitas escolas de gelato e a minha recomendação é a Vero Gelato, localizado bem em frente ao Mercato delle Erbe. Esse mercado é pequeno e vale a pena visitar para comprar frutas e verduras frescas, provar a clássica Mortadella di Bologna, e levar para casa o Parmigiano Reggiano, típico queijo feito na região da Emiligna-Romana.
Aperitivo: o happy hour clássico
Na Itália entre as 18h a as 21h horas os bares e restaurantes oferecem o famoso aperitivo, um combo de bebida + um petisco por um preço especial.A palavra aperitivo vem do latim aperire, que significa “abrir”. Neste caso, refere-se a abrir o estômago antes do jantar.O aperitivo é mais do que uma tradição antes das refeições - é a base da cultura italiana. É onde os locais se reúnem depois do trabalho, os turistas têm um gostinho de la dolce vita e as refeições começam com intenção.No meu caso escolhi o Aperol Spritz + foccacia recheada. Preço: 6 euros.
Dicas para quem quer fazer compras:
O vinagre balsamico deles é de extrema qualidade, todas as lojinhas do centro são recomendadas pela guia local.
Para comprar vinho recomendo a loja: Gilberto.
Para comprar massa fresca, pão e panetone: loja Paolo Atti.
Por Thais Motta
Comments