top of page
  • Foto do escritorClarissa Motta

Encontro com os ets em São Thomé das Letras

Ouvi dizer que havia uma cidade em Minas Gerais que recebia a visita de Ets… Prontamente me programei para conhecê-la. A aventura começou saindo de ônibus de Belo Horizonte para Três Corações (cidade do Pelé). De lá, peguei outro ônibus com destino a São Thomé das Letras. Chegando na cidade, a primeira impressão foi de um local completamente exótico e coberto por neblina. Escolhi a Hospedaria Pirâmide do Pôr do Sol, que fica localizada logo ao lado do cartão postal de São Thomé: a Casa da Pirâmide, local construído por um médico para pouso dos ovnis. A pousada é bem rústica, mas acompanha bem o estilo da cidade. Almocei no Restaurante Flor da Pedra, um mexidão com direito a música ao vivo. Finalizei o dia caminhando pelas ruas da cidade e acabei me encantando com cada esquina e cada músico no meio da rua.



No segundo dia, optei por um passeio pago, que pode ser comprado na praça central. São oferecidos alguns roteiros e o passeio é feito em uma Rural. Optei pelo seguinte roteiro:


  1. Pedra Furada e Toca do Chico Taquara (Ficou conhecido pelas curas milagrosas que fazia, o mesmo morava em uma gruta afastada da cidade);

  2. Ida à Pedreira, onde se faz a extração da pedra Quartzito (ou Pedra de São Thomé);

  3. Ladeira do Amendoim (onde o carro, em ponto morto, se move sozinho, em sentido ao topo da ladeira. Sério!)

  4. Gruta do Carimbado (Reza a lenda, que se você chegar até o final da gruta, estará em Matchu Pitchu, Peru);

  5. Vale dos Gnomos e das Borboletas (banho de cachoeira e visual maravilhoso) – Foto abaixo.


Após o passeio, almocei no restaurante Alquimista, um local aconchegante, bem decorado e com o melhor baião de dois que já comi na vida!


Fechei o dia tomando vinho, com direito a muita neblina e música ao vivo, na Casa da Pirâmide, cartão postal da cidade. À noite, teve show do famoso cantor Ventania. Segue um trecho da música que descreve bem a cidade:

“A nave do paraíso aterrissou em São Thomé A nave do paraíso aterrissou em São Thomé Com sua luz rumo espaço sideral Com sua luz rumo espaço sideral Lenha na fogueira pra fazer um chá E aquecer o sorriso da nave do paraíso Isso se espalha no teu rastro um amor bem apegado Ilumina os malucos vai brilhar no espaço Bota a mochila na costa é pra quem gosta ela vai decola Se der agente vai pro espaço sideral Se der agente vai pro espaço sideral Se der agente vai pro espaço sideral"


Ficou interessado? Segue mais algumas curiosidades sobre esta cidade excêntrica:

  1. Quase todos os cantores locais têm seus Cd’s gravados e os mesmos vendem a um preço acessível;

  2. O Cemitério da cidade foi aterrado pois a base de toda a cidade é de pedra e não havia como enterrar os mortos;

  3. É possível encontrar muito artesanato exotérico, como filtros dos sonhos, caleidoscópios, ovnis em diversos tamanhos e também, ser recebida por Ets na porta das lojinhas (demais).

Eu também fui em:


コメント


bottom of page