Morro de São Paulo pelo roteiro alternativo. Alternativo? Sim, eu vou explicar. Existem algumas formas de chegar em Morro de São Paulo partindo de Salvador, entre elas: por via marítima (via catamarã ou lancha rápida); por percurso misto (pegar um ônibus até Valença e de lá um catamarã ou lancha até Morro de São Paulo) ou pela via aérea. Eu acabei indo com a família, de lancha particular.
Morro é dividia pela Primeira Praia (onde ficam os hotéis e restaurantes mais badalados), Segunda Praia (onde ficam localizados os hotéis, alguns mais em conta, e mais opções de restaurantes e baladas), Terceira Praia (onde há opções de esporte e passeios turísticos), Quarta Praia (onde ficam as piscinas naturais) e por fim, a Quinta Praia (também conhecida como Praia do Encanto). Eu fiquei hospedada em uma casa alugada na quinta praia e acabei fugindo um pouco do agito. Como fiquei distante, ao acordar, me deparava com uma areia branca e as marcas dos arrecifes na beira do mar. Além disso, tinha a praia quase toda só para mim.
Não tinha muito tempo por lá, então tirei uma manhã e tarde para andar pelo vilarejo, explorar suas vielas e conhecer seus marcos históricos, dentre eles a Fonte Grande, construída em 1746. Passei pelas 05 praias e atravessei a pé até a Praia de Gamboa (é necessário verificar a maré para saber se está baixa o suficiente para que você possa ir caminhando). Na Gamboa é onde se localiza o paredão de argila medicinal que você pode espalhar por todo o corpo. O resultado é válido e a pele fica uma pluma.
Tenho apenas uma dica imperdível: provar uma das “caipifrutas” que são feitas com diversas frutas tropicais pelas barraquinhas que ficam espalhadas pela segunda praia.
Outros paraísos na Bahia:
Comments