Clarissa Motta
Galway International Arts Festival
Arte para todos os lados!
O Galway International Arts Festival acontece todo verão em Galway. O meu primeiro contato com esse festival foi esse ano e eu posso dizer que comecei com o pé direito. Fui assistir ao espetáculo Backbone by Gravity & Other Myths dirigido por Darcy Grant no auditório da NUI Galway.
Esse grupo da Austrália é mundialmente conhecido pela sua performance baseada em força física, inovação e acrobacia. O espetáculo ainda conta com música de qualidade, iluminação que parece fazer parte do corpo dos artistas e muitos momentos de atuações sensacionais.
Passeando pelas ruas de Galway é possível encontrar pontos com exposições de arte ou instalações interessantes. Dentro do Galway International Arts Festival HUB eu encontrei 3 instalações feitas com jornal do artista David Mach. O trabalho impressiona pela sua imensidão e riqueza de detalhes. Nesse mesmo espaço é possível ver as fotografias dos refugiados da França feitas pela fotografa Sarah Hickson (como o conteúdo era bem denso, preferi não compartilhar).
Para quem gosta de um Bier Garden, o festival de artes também proporciona um momento a céu aberto com direito a música, comida, cerveja, esculturas e diversão. Por lá encontrei uma réplica em pneu da escultura do ‘O Pensador‘.
Na Eyre Square ainda é possível encontrar o projeto The People Build, onde as pessoas ajudam a construir, com papelão, obras de arte. Há outras construções espalhadas pela cidade.
Como chove bastante por aqui, eu só consegui ver o castelo demoronado. O que vale aqui é a construção de um projeto em conjunto com artistas e pessoas comuns.
Adorei!