top of page
Foto do escritorClarissa Motta

Minha querida Gamboa

A Gamboa abriga comunidades do Solar do Unhão e da Gamboa de Cima e de Baixo. Os seus moradores contam com a vista mais linda da cidade e a calmaria do mar. Esse é definitivamente meu lugar preferido em Salvador.


  • O passeio tem que começar pelo Solar do Unhão, que integra o Museu de Arte Moderna. O museu frequentemente promove exposições temporárias, que garantem uma visita sempre renovada. A beleza natural do espaço, cercado por árvores e tranquilidade, proporciona um refúgio ideal após a imersão nas artes.





  • Depois de mergulhar na arte e exposições, você sobe a ladeira do MAM e entra na Gamboa, onde vai ser recebido pelo colorido das obras de Grafiti nas paredes, muros e fachadas da comunidade. Basta olhar ao seu redor!


  • Logo mais vai ver uma escada íngrime que te leva até a Praia de Pedras (antigamente conhecida como a Nice baiana). A praia – que oferece um banho de mar tranquilo – hoje conta com inúmeras opções de restaurantes. Quando comecei a frequentar só havia uma barraquinha de água de coco e cerveja.





  • Praticamente dentro do Parque das Esculturas do MAM, está a Prainha do MAM. Você só consegue chegar por lá de barquinho e o que não falta são pessoas oferecendo esse passeio ao chegar na Praia de Pedras. Essa faixa de areia, que fica entre o Museu de Arte Moderna da Bahia e o Bahia Marina, tem uma pequena enseada de águas calmas e cristalinas. O espaço já conta com cadeiras, sombreiros e serviço de comida e bebida.


  • Dentro da comunidade do Solar do Unhão você pode escolher dois dos meus restaurantes preferidos: o restaurante da Dona Suzana, com a sua clássica moqueca de camarão (e carinho para dar e vender) ou o Bar de Mônica, que além de uma comida deliciosa, tem um píer com vista infinita para a Baía de Todos os Santos - escolhi chegar nele de barco, que visual!





O local vem ganhando muita visibilidade, muitos restaurantes estão abrindo, opções de música ao vivo com um visual de tirar o fôlego e mais. Te convido a explorar esse pedacinho de Salvador.

Comments


bottom of page